Vasculhava na Wikipédia quando descobri esta interessante “família” virtual. Resumidamente, trata-se de uma rede de bloggers, originários dos quatro quantos do mundo, que ilustram os respectivos blogs através da postagem de fotografias (captadas pelos próprios) das cidades que habitam, permitindo aos visitantes, desta forma, uma viagem diária virtual por dezenas de cidades do planeta.

As regras para fazer parte são simples: propor um blog, que obrigatoriamente terá links para todos os blogs membros; fazer uma (única) postagem por dia (uma fotografia, acompanhada por algum texto); escrever preferencialmente em Inglês.

Actualmente, Portugal está representado por apenas quatro blogs, que ilustram três cidades portuguesas: Lisboa (2), Coimbra (1) e Porto (1).

Parece-me uma ideia muito interessante, principalmente porque nos permite “conhecer” novos ângulos de cidades que, muitas das vezes, imaginavamos diferentes, por falta de promoção turística ou por causa da mesma.

NOTA: Numa primeira “espreitadela” a alguns blogs desta comunidade (ainda por explorar), dei por mim a pensar noutro blog – o Charquinho e as postas “LIS(BOA) TODOS OS DIAS”, onde somos presenteados, frequentemente, com belas fotografias da capital.

P.S.:  Actualmente, as minhas rotinas pessoais e profissionais não me permitem manter um blogue deste tipo, com o nível mínimo de qualidade necessário. Talvez, num futuro que espero não muito distante, o possa fazer e Braga passe a estar representada nesta comunidade (ainda que por um “fotógrafo” muito fraquito!).